segunda-feira, 22 de junho de 2009

Experiências para cientistas de sofá, New Scientist


Podemos extrair ferro dos cereais do pequeno-almoço? Claro que sim…

O que é preciso? Cereais de pequeno-almoço enriquecidos com ferro, uma taça de plástico, uma colher para esmagar os cereais, água quente, um íman muito forte, papel branco limpo e um saco de plástico transparente e que se possa vedar.


O que faço? Encha a taça a cerca de dois terços com cereais e com a colher reduza os cereais a pó fino (quanto mais fino o pó, melhor). Despeje os cereais em pó para o saco de plástico e junte água quente. Deixe a mistura repousar durante 20 minutos. Incline suavemente o saco, para que os cereais se reúnam de um dos lados, e leve o íman ao lado do saco perto dos cereais, deslocando-o pelo fundo, pois o ferro tende a afundar-se. Incline o saco para o outro lado, para que os cereais se afastem do íman. Pode também deitar o saco na mesa e passar com o íman na direcção de um dos cantos.


O que irei ver? O íman vai atrair uma nuvem negra de ferro. Desloque o íman ao longo da superfície do saco ou do liquidificador e os pedaços minúsculos de ferro vão segui-lo.


O que se passa? O material preto é mesmo ferro contido nos cereais – o mesmo que se encontra nos pregos, nos comboios e nas motos. E é bastante pesado, razão pela qual terá de garantir que o íman se desloca ao longo do fundo do copo. O ferro é adicionado à mistura quando os cereais estão a ser fabricados e estamos mesmo a comê-los quando devoramos os cornflakes.

Experiência retirada do livro Experiências para Cientistas de Sofá, 100 intrigantes, incríveis, simples e divertidas experiências para toda a família.

Sem comentários: